O que é um Borboletário?



Um borboletário é um tipo de zoológico feito especialmente para a criação e exibição de borboletas. Os borboletários costumam ser abertos ao público, consistindo numa estrutura semelhante a uma estufa, diferenciando-se dessa por ser envolta por telas, geralmente dispondo de portas duplas para garantir a permanência das borboletas ali dentro. Os passeios podem ser guiados ou não. Os passeios guiados duram no mínimo 15 minutos. Também pode-se mostrar os ovos, lagartas, pupas, assim como fazer a identificação as plantas favoritas de cada espécie. As borboletas costumam ser mais ativas nos dias mais quentes, ensolarados e de pouco vento, pois é necessário o calor do sol para auxiliar a digestão. Em dias de chuva, as borboletas se escondem em folhas e flores.
Frequentemente, há várias espécies convivendo nos borboletários, inclusive borboletas de regiões diferentes do planeta. As cores chamativas e os padrões no desenho das asas deram às borboletas o apelido de "flores que voam".
As borboletas são atraídas por perfumes florais leves e roupas claras ou em cores vivas, mas não se deve tocá-las: as escamas de suas asas são muito frágeis. Borboletas na fase adulta costumam viver apenas de uma a duas semanas, em média, devendo nesse período reproduzir-se. Entretanto, algumas espécies como a borboleta-monarca podem viver até seis meses na natureza.

Conheça alguns Borboletários

Fonte de pesquisa: wikipedia.org
Foto cortesia: Jon Sullivan