Ciclo de vida da mariposa


A Mariposa, como a Borboleta, tem um ciclo de vida muito complexo. Os ovos colocados pela Mariposa–fêmea, ao eclodirem, dão saída a pequenas lagartas. A lagarta se transforma em pupa. A pupa, por sua vez, se transforma em Mariposa adulta.
O conjunto das transformações que ocorrem durante o ciclo de vida da Mariposa, é chamado de Metamorfose.


1) ovo
2) lagarta
3) pupa
4) adulta



1) Ovo = A Mariposa–fêmea geralmente coloca seus ovos sobre as plantas.
Mas as Mariposas também depositam seus ovos em outros lugares que possam servir de alimento para as lagartas.

2) Lagarta = Após a eclosão da lagarta, ela se alimenta da casca do ovo. A seguir, começa a se alimentar da planta em que foi depositada.
À medida que se desenvolve, a lagarta passa por várias etapas. Ao final de cada etapa, livra-se da pele dura que cobre o seu corpo.
Depois de novo período de alimentação, a lagarta torna a livrar-se de sua pele e aumenta de tamanho, essas sucessivas mudanças de pele são chamadas de mudas.

3) Pupa = Após a derradeira muda da lagarta, ela transforma em pupa. Exteriormente a pupa parece morta. Porém internamente está bem viva. Ela está se transformando de lagarta em Mariposa adulta. Em algumas espécies de Mariposas, está modificação ocorre em menos de uma semana, já em outras espécies, pode demorar vários meses.

4) Adulta = Para sair da pupa, a Mariposa adulta primeiro racha a carapaça da pupa, expandindo o seu corpo com ar e contraindo o seus músculos.

Artigos relacionados:
Ciclo de vida das Borboletas
Ciclo de vida da Borboleta Monarca
A Metamorfose da Borboleta