O que é uma Mariposa?



Uma das cenas mais comum no verão é a de um grupo de Mariposas voando ao redor de uma lâmpada de iluminação pública, as Mariposas vivem em quase todas as partes do mundo. No Brasil e em Portugal existem milhares de espécies diferentes de Mariposas.
As Mariposas são Borboletas noturnas, são insetos estreitamente relacionados às Borboletas diurnas. De uma maneira geral, as Mariposas voam à noite, enquanto as Borboletas voam durante o dia. Mas algumas espécies de Mariposas voam durante o dia, pousando nas flores e sugando o néctar, como as Borboletas.
As cores da maioria das Mariposas são menos vivas e brilhantes que as das Borboletas.
Os machos da Mariposa têm um olfato extremamente sensível. A sede olfativa localiza-se nas antenas de estrutura ciliada, semelhantes a duas penas.
As Mariposas adultas geralmente dormem durante o dia e saem à noite à procura de alimento. Embora vejam bem na escuridão, as Mariposas acham as flores principalmente graças ao seu apurado sentido de olfato. As Mariposas bebem água, seiva das árvores e outros líquidos, além do néctar.
Entre os predadores das Mariposas se encontram algumas espécies de Corujas, Morcegos, Aves, Lagartos, Gatos, Cães, Roedores e outros insetos. Poucas Mariposas são capazes de lutar contra seus inimigos, elas podem apenas fugir voando ou se esconder.
Algumas espécies de Mariposas têm o sabor desagradável ou chegam a ser venenosas para alguns animais.